CI&T

L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência

Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do prêmio L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência. Realizado desde 2006 pela L´Oréal, em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o prêmio tem como objetivo promover e reconhecer a participação da mulher na ciência, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro. Todo ano, sete jovens pesquisadoras das áreas de ciências da vida, ciências físicas, ciências químicas e matemática são contempladas com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil cada para dar prosseguimento aos seus estudos.

As inscrições vão até o dia 20 de abril e as vencedoras serão conhecidas no início do segundo semestre. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 2011, tenha residência estável no Brasil, desenvolva projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos. O regulamento completo está disponível aqui. A cerimônia de premiação será realizada em outubro, no Rio de Janeiro.

Ao longo destes 12 anos, o prêmio L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência já reconheceu e incentivou 82 cientistas brasileiras, premiando a relevância dos seus trabalhos, com a distribuição de aproximadamente R$ 4 milhões em bolsas-auxílio. As pesquisas são avaliadas por uma comissão julgadora formada por renomados profissionais da área científica.

Reconhecimento internacional

Além do prêmio nacional (Para Mulheres na Ciência), as cientistas têm a chance de reconhecimento global com o International Rising Talents – prêmio concedido a 15 jovens pesquisadoras por ano, três de cada região do mundo (África e Estados Árabes, Ásia e Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte). O júri brasileiro escolhe uma das sete pesquisas para concorrer no IRT e a premiação é feita no ano seguinte, na França.

Essa premiação ocorre desde 2014 e tem o objetivo de impulsionar o percurso de excelência de jovens e promissoras cientistas até se tornarem pesquisadoras internacionalmente reconhecidas. Em 2018, a mineira Rafaela Ferreira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), será uma das representantes da América Latina a receber o prêmio internacional. O evento será no dia 20 de março, em Paris.

Rafaela, da área de química, foca sua pesquisa para a busca de tratamentos mais eficazes contra zika e doença de Chagas, duas enfermidades com grande importância epidemiológica no país. Em seu laboratório, a cientista desenha moléculas potencialmente capazes de inibir o funcionamento de proteínas essenciais na fisiologia do vírus e do protozoário Trypanosoma Cruzi.

Saiba mais sobre o programa:
www.facebook/paramulheresnaciencia
@mulhernaciencia
www.paramulheresnaciencia.com.br

Sobre o For Women in Science (internacional):
https://www.paramulheresnaciencia.com.br/o-premio/

Fonte: ABC

Wagner Marcelo

Atua profissionalmente como arquiteto de inovação, gera e fomenta ecossistemas empreendedores e tecnológicos, hoje somados são mais de 400 mil pessoas em sua rede. Tem como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *