Mamografia sem dor chega ao Brasil este ano.

dor da mamografia é um dos principais motivos que fazem mulheres desistirem do exame, mas um novo equipamento promete mudar essa realidade: o aparelho reduz em até 93% o desconforto e ainda é muito mais potente no diagnóstico de tumores em mamas densas, cujo resultado é frequentemente impreciso.

Aparelho permite mamografia sem dor

mamografia sem dor 0618 400x800

Desenvolvido pela Hologic, o aparelho de mamografia sem dor se diferencia por ter um compressor curvo, chamado de SmartCurve, que se adapta ao formato do seio de modo que a mulher sinta menos aperto.

Para avaliar o grau de desconforto das pacientes, a empresa responsável pelo laboratório realizou um estudo com 2 mil mulheres em que foi constatado que 93% delas tiveram mais conforto com o equipamento do que com a compressão padrão, que é reta.

mamografia sem dor aparelho 0618 400x800

O avanço tem como esperança estimular mulheres a realizarem o exame preventivo sem receios, o qual é importantíssimo já que a detecção precoce do câncer de mama aumenta em até 98% as chances de cura.

Resultados são ainda mais precisos

mamografia mama 016 400x850

Além de menos incômodo, o SmartCurve deve estar acoplado a um software da mesma empresa que leva em consideração a geometria da pá, transformando a imagem curva em reta e nítida.

O sistema também produz imagens em três dimensões que, juntamente com o compressor curvado, tornam o resultado 65% mais preciso, inclusive em mamas densas cujo excesso de tecido atrapalha a detecção de tumores.

Quando estará disponível?

Segundo a Hologic, o aparelho deve estar disponível em algumas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede particular em agosto de 2018.

 

LIGIA LOTÉRIO em VIX, 21/06/2018

Cristiane Tavolaro

Sou física, professora e pesquisadora do departamento de física da PUC-SP. Trabalho com Ensino de Física, atuando principalmente em ensino de física moderna, ótica física, acústica e novas tecnologias para o ensino de física. Sou membro fundadora do GoPEF - Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da PUC-SP e co-autora do livro paradidático Física Moderna Experimental, editado pela Manole.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *