Ensino

Escola de programação sem professor é inaugurada em aceleradora do Rio de Janeiro

Foi lançada nesta sexta-feira (7/12), no Porto Maravilha (RJ), a primeira unidade brasileira da escola de programação “42”, instituição francesa famosa no Vale do Silício (EUA) por oferecer um modelo ousado de educação: sem professores, livros e diploma, além de gratuito.

A escola está sediada na Fábrica de Startups, aceleradora europeia que chegou ao Brasil no início do mês passado, e oferecerá os primeiros cursos em julho de 2019. No primeiro semestre do ano, ocorrerão as inscrições e a seleção dos participantes.

Segundo Hector Gusmão, CEO da aceleradora no Brasil, a “42” vai abrir 450 vagas para jovens estudantes entre 18 e 30 anos no segundo semestre do ano que vem. A expectativa da aceleradora é que, anualmente, a instituição forme 1.350 profissionais de tecnologia.

“A ideia é que a escola seja um celeiro de mão de obra qualificada para as startups da Fábrica. Os estudantes também poderão absorver o espírito empreendedor da aceleradora e criar a sua própria startup”, diz ele.

Fundada em 2013 na França, a instituição propõe o ensino colaborativo e a aprendizagem por projetos baseados em desafios reais de empresas. De acordo com Olivier Ducourant, diretor de desenvolvimento internacional da “42”, cada aluno é responsável por uma etapa do curso e é avaliado em relação aos demais do grupo.

Quando a primeira unidade foi aberta, cerca de 70 mil estudantes se inscreveram, mas apenas 3 mil foram selecionados. A expectativa da escola e da aceleradora é que a concorrência no Brasil seja tão grande quanto à parisiense.

“Viemos para o Brasil diante da demanda do mercado por qualificação de profissionais de programação e desenvolvimento de software. Estamos em um processo global de transformação das empresas”, afirma o executivo francês.

Ducourant destaca que a “42” em breve (ainda sem data definida) deve abrir uma unidade em São Paulo e no ano que vem chegará também a Bocotá (Colômbia) e Madri (Espanha). Atualmente, há três unidades em operação no mundo, incluindo a recém-lançada no Rio de Janeiro.

Fonte: Época Negócios

Wagner Marcelo

Atua profissionalmente como arquiteto de inovação, gera e fomenta ecossistemas empreendedores e tecnológicos, hoje somados são mais de 400 mil pessoas em sua rede. Tem como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *