CI&T

Um metal líquido que se estende para qualquer direção

Como o robô do “O Exterminador do Futuro 2”!

Cientistas da Universidade Beihang (China) criaram um metal líquido que pode se estender para todas as direções, como o robô fictício T-1000 do “O Exterminador do Futuro 2”, famosa franquia americana.

Felizmente, ele não é uma máquina de matar sem remorso. Mas pode ser usado para conectar eletrodos e completar um circuito.

Como funciona

A Sociedade Americana de Química divulgou um vídeo do metal em ação para acompanhar um artigo publicado na revista Applied Materials & Interfaces.O metal líquido em 3D pode ser manipulado com ímãs em qualquer direção.

Para chegar neste ponto, os pesquisadores adicionaram partículas de ferro a uma gotícula de gálio, índio e liga de estanho, todos imersos em ácido clorídrico.Uma camada de óxido de gálio se formou na superfície da gota, o que diminuiu a tensão superficial do metal, permitindo que ele se esticasse.

Aplicações

Os cientistas utilizaram ímãs para estender o metal até quatro vezes o tamanho de sua forma em descanso.

Também manipularam o líquido para conectar dois eletrodos, completando um circuito para acender uma luz LED. O novo material permanece fluido inclusive em contato com o ar, podendo ser usado para conectar eletrodos verticalmente. Os pesquisadores chineses acreditam que esse tipo de metal líquido poderia um dia ser incorporado à robótica leve.

Fonte: Hypescience

Cristiane Tavolaro

Sou física, professora e pesquisadora do departamento de física da PUC-SP. Trabalho com Ensino de Física, atuando principalmente em ensino de física moderna, ótica física, acústica e novas tecnologias para o ensino de física. Sou membro fundadora do GoPEF - Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da PUC-SP e co-autora do livro paradidático Física Moderna Experimental, editado pela Manole.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *