CI&T

Brasil ganha um dos maiores e mais modernos Bancos de Provas de motores aeronáuticos do mundo

A história da aviação brasileira acaba de ganhar um importante capítulo. A GE Celma, unidade de aviação da GE no Brasil, inaugurou no município de Três Rios (RJ), seu novo banco de provas de motores aeronáuticos

Com uma área de 250 mil m², a planta tem capacidade para revisar, em média, 700 motores por ano, dentre eles, o GENX-1B, das aeronaves Boeing 787 Dream Liner. A construção teve duração de dois anos, envolveu mais de 150 fornecedores e mão de obra de 700 pessoas.

Como um motor é testado?

O processo de teste de um motor de avião envolve três etapas: a preparação do motor, com inspeções completas na peça; o teste em si no banco de provas; e, por fim, sua desmontagem e despreparação. Ao todo, o processo demora cerca de 120 horas, enquanto a revisão geral dura, em média, 1.500 horas.

O passo a passo do teste:

1. O motor é levado para uma sala especial e conectado a sensores gerenciados remotamente pela equipe do banco. O banco é dotado com um software capaz de dizer, em tempo real, se o motor está aprovado ou não para cada uma das fases do teste. Em caso de rejeição, a equipe pode, imediatamente, repetir apenas uma fase do programa de testes.

2. Na célula de teste, o motor é submetido às mesmas condições de voo, como velocidade, aterrissagem e voo de cruzeiro, por exemplo.

3. Após rigorosos cálculos de performance, certifica-se a aprovação ou não do motor.

Sustentabilidade

A nova planta foi planejada para o aproveitamento da água da chuva e uso nos banheiros, além da utilização da energia solar para o aquecimento de água dos vestiários. A iluminação do prédio é 100% LED e conta com isolamento térmico como forma de reduzir o consumo de condicionamento de ar. Possui, ainda, estação própria de tratamento de esgoto.

Próximos passos

O próximo passo do banco será a capacitação para testes da nova geração de motores GE/CFMI, o LEAP, que já é o motor mais vendido no mundo. O primeiro modelo de LEAP a ser testado em Três Rios é o LEAP-1A, que equipa as aeronaves Airbus A320 Neo, já voando na região com a Azul, a Avianca e a Oceanair. Na sequência, será testado o LEAP-1B, das aeronaves Boeing 737 MAX.

Quer saber como a GE está mudando o setor da aviação? Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Fonte: GE Reports

Wagner Marcelo

Atua profissionalmente como arquiteto de inovação, gera e fomenta ecossistemas empreendedores e tecnológicos, hoje somados são mais de 400 mil pessoas em sua rede. Tem como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *