Fazendo história: o primeiro STO oficial do Brasil

O primeiro crowdfunding de investimentos baseado em Blockchain do Brasil foi lançado essa semana. O modelo da oferta é de Security Token Offering (STO), ou seja, emissão de valores mobiliários que serão representados por tokens na Blockchain Ethereum, e representa a primeira oferta de STO em solo nacional e em conformidade com a regulação da CVM, Instrução CVM nº 588, provando mais uma vez que não precisamos sair do Brasil para inovar.

O projeto faz parte de uma iniciativa da Kria, uma plataforma pioneira em investimento de startups no Brasil, que desde 2014 já captou de mais de R$ 28 milhões investidos em startups e construiu uma comunidade com mais de 40 mil entusiastas de inovação. Você pode ler mais detalhes nesse link.

A plataforma tecnológica foi desenvolvida pela OnePercent, um organização focada no desenvolvimento de soluções em blockchain e atualmente uma das líderes nacionais no desenvolvimentos de projetos que utilizam essa tecnologia.

Segundo Fausto Vanin, partner da OnePercent, a “tecnologia blockchain tem um potencial que vai muito além das criptomoedas, podendo ser utilizada em empresas que desejam otimizar os processos, reduzir ou eliminar intermediários na cadeia de valor, garantir segurança e simetria de informações no mercado, ou permitir a criação de novos modelos de negócios, como é o caso do projeto que implementamos para a Kria”.

Daniel Sousa, co-fundador e líder de tecnologia da Kria, declara que “nossa proposta é fazer um STOem solo nacional e de acordo com a regulação local, provando mais uma vez que não precisamos sair do Brasil para inovar. Com essa oferta, pretendemos incorporar em nosso mercado os avanços em segurança, escala e liquidez do Blockchain, respeitando a regulação atual de crowdfunding de investimentos.

A Kria também apresentou ao mercado uma nova estratégia de atuação, segmentando a função tecnológica e regulatória da plataforma (criando uma nova marca, o Basement) do serviço de seleção e estruturação de Ofertas Públicas, o papel Kria.

Frederico Rizzo, fundador da Kria e do Basement, declarou que ”os empreendedores das startups sofrem com aspectos relacionados a governança e criam cenários equivocados, sem clareza e estruturas inadequadas, o que gera investidores insatisfeitos com suas apostas. Com o Basement vamos descomplicar a gestão de participações nas startups e permitir aos investidores e acionistas acompanhar de forma simplificada as suas posições”.

A área financeira é uma das verticais mais envolvidas com a tecnologia Blockchain, e nos últimos dois anos começamos a ver alguns projetos disruptivos no mercado. “Com a tecnologia blockchain estamos prestes a ver um “Uber moment” no mercado financeiro e de capitais, principalmente com a redução da intermediação financeira. E isso não se restringe a bolsa ou ao mercado de crédito, hoje existem provas de conceitos para todos os produtos, tais como o Dharma Protocolo e o MakerDAO”, comenta Renan Kruger, partner da OnePercent.

A OnePercent tem desenvolvimento projetos em blockchain para diversos segmentos, incluindo tokenização de ativos no mercado imobiliário, projetos de tracking de produtos para o agronegócio, controle de registros acadêmicos para universidade, ICOs, estruturação de projetos de STOs, entre outras iniciativas.

Para Juliano Lazzarotto, partner da OnePercent, “o uso de Blockchain no mercado está apenas em seu estágio embrionário, como as discussões sobre a adoção das internet pelas empresas no início da década de 1990. O potencial para mudar o cenário competitivo das empresas e para criar novos negócios é gigantesco e as empresas ainda não “acordaram” para essa realidade. Mas nós estamos aqui para ajudar!”

Por que adotar Blockchain?

  • Transparência e simetria de informações: Compartilhe informações com outros atores da cadeia de valor (clientes, governo, parceiros, fornecedores), garantindo segurança, transparência e simetria de informações.
  • Tokenização de ativos: Transforme ativos em tokens, e transforme os seus produtos e serviços em ativos globais, simplificando a experiência de compra dos seus clientes e alcançando novos mercados.
  • Otimização de processos: Simplifique processos, reduza a burocracia, protocolos, documentos e registros distribuídos em diversas etapas da cadeia de valor. Remova intermediários e simplifique as operações para aumentar a produtividade.
  • Relacionamento com clientes: Melhore o relacionamento com clientes oferece informações sobre o seu produto e processo, e crie uma plataforma de benefícios que reforce o seu compromisso com o mercado.
  • Adequação à legislação vigente: Adequação à regras e legislações vigentes do governo de forma automatizada, com informações transparentes e seguras. Compartilhe informações sobre o processo e os produtos com quem deve ter acesso a estas informações.
  • Novos modelos de negócio: Explore novas oportunidades no ecossistema de negócios da sua empresa, crie novos modelos de operação que antes não eram possíveis

Sobre a OnePercent

OnePercent é uma organização descentralizada de tecnologia que entrega soluções digitais com foco em blockchain. Além de atuar na implementação de projetos em blockchain, a OnePercent promove uma série de iniciativas de educação para sensibilizar as empresas sobre o potencial da Blockchain em transformar os modelos de negócio. Mais informações no site da OnePercent.

Fonte: LiveCoins

Wagner Marcelo

Atua profissionalmente como arquiteto de inovação, gera e fomenta ecossistemas empreendedores e tecnológicos, hoje somados são mais de 400 mil pessoas em sua rede. Tem como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *