CI&T

Cientistas criam material que bloqueia o som, mas não o ar ou a luz

Ao combinar a matemática com a impressão 3D, pesquisadores da Universidade de Boston criaram um novo material que aparentemente desafia a lógica: a luz e o ar não têm problemas em passar por ele, mas o som não consegue.

“Agora podemos projetar matematicamente um objeto capaz de bloquear os sons de qualquer coisa”, disse o pesquisador Xin Zhang em um comunicado de imprensa. Isso significa que o futuro pode ser muito mais silencioso do que o presente.

Em um artigo publicado na revista Physical Review B, os pesquisadores descrevem os esforços necessários para criar o que eles chamam de “metamaterial acústico”.

Eles começaram calculando as dimensões e as especificações que um material precisa ter para refletir as ondas sonoras recebidas de volta à sua fonte sem bloquear o ar ou a luz. Em seguida, eles imprimiram o material em 3D em formato de rosca e o fixaram em uma das extremidades de um tubo de PVC, com a outra extremidade ligada a um alto-falante.

Quando tocaram uma nota alta no alto-falante, eles descobriram que o material bloqueou 94% do som que entrava pelo cano.

“Há meses que vemos este tipo de resultado em nossos modelos computacionais, mas uma coisa é ver os níveis de pressão sonora modelados em um computador e outro é ouvir o seu impacto”, disse o pesquisador Jacob Nikolajczyk no comunicado de imprensa.

Os pesquisadores prevêem muitas aplicações para seu metamaterial acústico, que eles afirmam não se limitar à forma de rosca demonstrada pelas pesquisas.

“O nosso material é super leve e bonito”, disse Zhang e seu colega Reza Ghaffarivardavagh no comunicado à imprensa.

Fonte: Ciencianautas

Cristiane Tavolaro

Sou física, professora e pesquisadora do departamento de física da PUC-SP. Trabalho com Ensino de Física, atuando principalmente em ensino de física moderna, ótica física, acústica e novas tecnologias para o ensino de física. Sou membro fundadora do GoPEF - Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da PUC-SP e co-autora do livro paradidático Física Moderna Experimental, editado pela Manole.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *