CI&T

Leonardo da Vinci conseguia alternar entre visão tri e bidimensional, segundo neurocientistas

  • Um neurocientista da Universidade da Cidade de Londres propôs que Leonardo da Vinci sofria de exotropia, permitindo-lhe ver o mundo com percepção de profundidade prejudicada.
  • Se for verdade, significa que Da Vinci via as imagens prontas para pintar, pois lhe apareciam estar numa superfície plana.
  • A descoberta nos lembra que, às vezes, olhar para o mundo de uma maneira diferente pode ter resultados fantásticos.

Uma análise da arte da Renascença sugere que Leonardo Da Vinci pode ter tido exotropia, uma espécie de estrabismo que faz com que um dos olhos seja virado para fora, e que a condição possa tê-lo ajudado como pintor, permitindo-lhe alternar entre a tridimensionalidade e a visão bidimensional. Ele não seria o único – especula-se que outros pintores famosos também sofreram do mesmo problema, incluindo Rembrandt e Picasso.

O estudo

Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci criado c. 1480–1490. Christopher Tyler sugere que Da Vinci usou sua própria imagem como modelo para o rosto no desenho.

 

O professor Christopher Tyler, da divisão de optometria da Universidade da Cidade de Londres, analisou seis obras da arte renascentista que considerou ser imagens retrato de Da Vinci, incluindo o famoso Homem Vitruviano. Ao olhar para as pinturas, desenhos e estátuas e aplicando as mesmas técnicas que os oftalmologistas usam em pacientes, Tyler pôde concluir que os olhos dos homens representados estavam desalinhados.

Ele concluiu que, se as imagens que analisou fossem o reflexo de como Da Vinci se via, o grande artista tinha um leve caso de exotropia.

 

Como isso o teria ajudado a pintar?

Shira Robbins, professor de oftalmologia da Universidade da Califórnia em San Diego, que não esteve envolvida com o projeto, explicou ao The Washington Post como indivíduos com exotropia recorrem frequentemente a informações adicionais para entenderem o mundo ao seu redor:

“O que acontece é que algumas pessoas que usam apenas um olho … desenvolvem outras habilidades além da percepção de profundidade tradicional para entender onde as coisas estão no espaço, olhando para cor e sombra de uma forma que a maioria de nós, que usa os dois olhos simultaneamente, não aprecie muito. “

O Dr. Robbins concorda que, se as obras de arte analisadas com precisão retratam Da Vinci, então ele provavelmente tinha exotropia.

Se Da Vinci tivesse uma forma leve da condição, o que lhe permitiria usar os dois olhos ao se concentrar e um quando estivesse relaxado, Tyler afirma que o famoso artista poderia ter visto o mundo em duas ou três dimensões à vontade. Em duas dimensões seria exatamente como ele precisaria recriá-lo em uma superfície plana. O efeito pode ter potencializado as habilidades do artista.

O gráfico abaixo mostra a diferença de onde cada olho é focalizado em cada pintura, desenho e estátua usados ​​no estudo. Quanto maior a diferença, mais pronunciada é a exotropia na imagem.

 

De modo nenhum o Dr. Tyler sugere que a tendência das pessoas que têm exotropia e que usam apenas um olho para ver o mundo e, assim, perdem alguma percepção de profundidade, permitiu a Da Vinci entender melhor como os objetos tridimensionais no mundo poderiam ser traduzidos numa imagem bidimensional em uma tela. Isso poderia explicar algumas das habilidades de Da Vinci em retratar sombras e sutis mudanças de cor, já que ele teria confiado nesses detalhes para entender o mundo.

Seu brilho se estendeu muito além da arte, e ninguém está afirmando que suas ideias para máquinas voadoras, tanques ou outras invenções foram de alguma forma influenciadas por um problema de visão.

Como podemos saber? Ele está morto há quinhentos anos.

Há razões para ter cautela sempre que se fazem afirmações sobre pessoas que morreram há muito tempo. Nesse caso, ainda há a dúvida de que nem todas as imagens usadas sem autorretratos de Da Vinci.

Enquanto algumas das imagens, como o David de Andrea del Verrocchio, são geralmente aceitas como baseadas em Leonardo, outras imagens são consideradas reflexos dele baseadas apenas em sua afirmação de que “[A alma] guia o braço do pintor e o faz” reproduzir-se, uma vez que parece à alma que esta é a melhor maneira de representar um ser humano. “ Tyler também argumenta que os retratos que ele alega serem baseados em Da Vinci compartilham semelhanças com as imagens geralmente aceitas como retratos dele, incluindo cabelo e características faciais semelhantes. Isso dá peso à ideia de que o artista incorporou suas próprias características em sua obra, incluindo seu problema de visão.

Leonardo da Vinci foi, sem dúvida, um dos maiores gênios de todos os tempos. Se ele tivesse exotropia, então isto seria apenas uma pequena adição às suas habilidades artísticas. No entanto, ele nos daria um exemplo literal de como as pessoas que olham para o mundo de maneira diferente podem criar vantagens que todos nós podemos apreciar.

Fonte: Big Think 

Tradução nossa.

Cristiane Tavolaro

Sou física, professora e pesquisadora do departamento de física da PUC-SP. Trabalho com Ensino de Física, atuando principalmente em ensino de física moderna, ótica física, acústica e novas tecnologias para o ensino de física. Sou membro fundadora do GoPEF - Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da PUC-SP e co-autora do livro paradidático Física Moderna Experimental, editado pela Manole.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *