CI&T

Hoje é o Dia Internacional da Luz

A luz desempenha um papel central em nossas vidas. No nível mais fundamental, através da fotossíntese, a luz está na origem da própria vida. O estudo da luz levou a promissoras fontes alternativas de energia, avanços médicos salva-vidas em tecnologia e tratamentos de diagnóstico, internet à luz e muitas outras descobertas que revolucionaram a sociedade e moldaram nossa compreensão do universo. Essas tecnologias foram desenvolvidas através de séculos de pesquisa fundamental sobre as propriedades da luz – começando com o trabalho seminal de Ibn Al-Haytham, Kitab al-Manazir (Livro de Óptica), publicado em 1015 e incluindo o trabalho de Einstein no início do século XX, que mudou a maneira como pensamos sobre o tempo e a luz.

O Dia Internacional da Luz celebra o papel da luz na ciência, cultura e arte, educação e desenvolvimento sustentável, e em campos tão diversos como medicina, comunicações e energia. A celebração permitirá que diversos setores da sociedade em todo o mundo participem de atividades que demonstrem como a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura podem ajudar a alcançar as metas da UNESCO – construindo a base para sociedades pacíficas.

O Dia Internacional da Luz é comemorado em 16 de maio de cada ano, o aniversário da primeira operação bem sucedida do laser em 1960 pelo físico e engenheiro Theodore Maiman. Este dia é um apelo para fortalecer a cooperação científica e aproveitar seu potencial para promover a paz e o desenvolvimento sustentável.

MENSAGEM DO DIRECTOR-GERAL
“Desde o nascimento do universo até a criação de todos os tipos de novas tecnologias, dos raios X às ondas de rádio, em campos tão diversos como medicina, agricultura, energia, ótica e inúmeros outros, a luz moldou – e continua a moldar – o nosso mundo. Ao compreender a luz, somos capazes de alcançar o maior progresso científico e tecnológico.

Todos os seus benefícios naturais e suas aplicações científicas e tecnológicas fazem da luz uma parte essencial do cotidiano de nossas sociedades; esses benefícios e aplicações tornam a luz uma questão importante para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. “

  • Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Luz 2019

Cristiane Tavolaro

Sou física, professora e pesquisadora do departamento de física da PUC-SP. Trabalho com Ensino de Física, atuando principalmente em ensino de física moderna, ótica física, acústica e novas tecnologias para o ensino de física. Sou membro fundadora do GoPEF - Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da PUC-SP e co-autora do livro paradidático Física Moderna Experimental, editado pela Manole.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *